Chegou o Américo Naco Jaen!

Chegou o Américo Naco Jaen!

Ao Pingo Doce, chegou o novo membro da família Américo Naco, um monocasta Jaen! Nas prateleiras destes supermercados já era possível encontrar o Américo Naco Reserva Branco, o Reserva Tinto e o Rosé.

Habitualmente está presente nos blends tradicionais do Dão, mas por norma é na Sub-Região Serra da Estrela que surgem vinhos monovarietais Jaen. Pois é aqui, na Serra da Estrela, que a casta Jaen melhor se expressa.

Esta comporta-se de uma forma fantástica,  consegue ter uma boa maturação das uvas e manter sempre um pouco mais a acidez e é esse balanço que permite preservar a fruta característica da casta.  Segundo Pedro Pereira, enólogo da Casa Américo Wines “O Jaen é uma casta fantástica, com uma excelente adaptação nas vinhas da Serra da Estrela, temperamento dócil na adega, capaz de produzir vinhos suaves para consumir cedo e também com potencial de evolução em garrafa”

Conta-se que foi trazida para Portugal pelos peregrinos e monges da ordem de Cister que vinham de Espanha no caminho de Santiago de Compostela pelo interior, atravessando os montes Hermínios, a atual Serra da Estrela. Em Espanha, a casta Jaen, tem o nome de Mencía e é sem dúvida uma das castas espanholas mais marcantes.

Américo Naco, o melhor pedaço, desperta as memórias dos sabores típicos e das tradições da nossa Serra da Estrela. Nada melhor que um Naco de pão de centeio, um Naco de queijo e um copo de vinho Naco para nos transportar para a Serra da Estrela. Pode até conseguir ouvir o suave balir dos rebanhos.

 

 

Comments are closed.